terça-feira, 26 de maio de 2020

O jogo de três tempos

O dia 1º setembro de 1894 marcava o início da temporada do futebol inglês. A tabela marcava Sunderland x Derby County para o campo de Newcastle Road, no norte do país, pontualmente para as três e meia da tarde, como reza a pontualidade britânica. Mas as coisas saíram completamente dos trilhos. 
Tom Kirkham, árbitro designado pela liga para comandar a peleja, perdeu sua conexão de trem em York. Ele ainda enviou um telegrama para avisar aos jogadores que chegaria atrasado, provavelmente não antes das 17h. Com a casa, com lotação de 9.000 espectadores, os capitães começaram a pensar em alternativas para que a bola pudesse rolar no horário marcado. Afinal, como fariam para acalmar uma multidão durante uma hora e meia? A solução foi rápida e prática. John Conqueror, um dos árbitros auxiliares, assumiria o comando, mesmo sem a liga em seu regulamento deixar claro o que fazer na ausência do árbitro principal.
A pelota rolou com 15 minutos de atraso. E a sorte parecia mesmo não estar do lado do Derby naquela tarde ensolarada. Seu capitão perdeu o cara e coroa e o time ficou contra o vento. Nos primeiros 45 minutos, um passeio do Sunderland, que fez 3 a 0, com gols de Campbell, Hannah e Hyslop. Quando os jogadores descansavam nos vestiários, Tom Kirkham chega esbaforido. Culpou o cara que o havia vendido o bilhete de trem e que o orientou a tomar a plataforma errada. Ele chama os capitães dos dois times e anuncia: o jogo começaria do zero!
Isso mesmo.
Os 45 minutos iniciais avassaladores do Sunderland foram apenas um aquecimento. A plateia não entendeu nada e teve de ser avisada por meio de alguns repórteres que estavam dentro de campo. Uma vaia chegou a ser ensaiada, mas Kirkham estava irredutível. O jogo começaria com ele no apito.
Deu-se novamente o cara ou coroa e o Derby perdeu mais uma vez. E sabe qual foi o resultado do "segundo tempo"? Outro 3 a 0. Mas desta vez  valeria para os registros. Só que o árbitro parecia estar "pendente" aos donos da casa, pois estaria receoso de alterar o curso do jogo. Dois gols dos três marcados foram controversos, com o goleiro alegando que a bola não havia ultrapassado a linha.
No "terceiro tempo", o Sunderland aproveitou o cansaço físico e mental do Derby e fez a festa com mais cinco gols, fechando o placar oficialmente em 8 a 0 (11 a 0 somando os três tempos).
O Sunderland terminou a temporada como campeão, enquanto o Derby teve de disputar um playoff para não ser rebaixado.Foi salvo por uma vitória e 2 a 1 sobre o Notts County.
Depois desse dia, a liga inglesa alterou seu regulamento. Na ausência do árbitro principal, seu auxiliar assumiria a partida.
Jack Robinson, o desafortunado goleiro do Derby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O jogo de três tempos

O dia 1º setembro de 1894 marcava o início da temporada do futebol inglês. A tabela marcava Sunderland x Derby County para o campo de Newcas...